sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Programa A PAR: Capacitação Parental e Direitos da Família no âmbito do Programa Cidadania Activa na sede Fundação Pro Dignitate



Assuntos tratados:
Descrição da parceria
1. Sessão de Abertura:
    a) Realização de uma sessão pública de abertura do projecto;
   - Data e local: 23 de Março às 17 horas (duração 1 hora e 30 minutos) no auditório da sede da Pro Dignitate: Fundação Direitos Humanos;


Da esquerda para direita: Helena Sampaio e Maria de Oliveira (Apav), Carina Santa Barbara (A Par), Emília Nabuco (A Par), Antonio Pacheco (Pro Dignitate), Maria Geraldes (A Par) e Lurdes Fonseca (Pro Dignitate).


O Programa A PAR: Capacitação Parental e Direitos da Família é um projecto de prevenção primária, que visa a capacitação familiar promovido pela Associação Aprender e Parceria – A PAR, contemplado com financiamento de Janeiro de 2015 a Março de 2016, no âmbito do Programa Cidadania Activa, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), com gestão nacional a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Programa A PAR: Capacitação Parental e Direitos da Família dirige-se a famílias com crianças dos zero aos seis anos, provenientes de diferentes culturas e etnias, de meios socioeconómicos baixos, onde predomina a desestruturação familiar, gravidez na adolescência, fragilidades na vinculação afectiva entre famílias e crianças, frágil desenvolvimento psico-afectivo e sócio-moral das crianças e falta de consciência de que os pais ou cuidadores são os primeiros e principais educadores das suas crianças. Estas famílias caracterizam-se como tendo baixos níveis de literacia e numeracia, insucesso e abandono escolar e baixa auto-estima de adultos e crianças o que pode influenciar a falta de predisposições positivas para a aprendizagem nas crianças.

O Programa A PAR: Capacitação Parental e Direitos da Família tem como objectivo reforçar os factores protectores do desenvolvimento das crianças através de um trabalho conjunto com e entre as famílias, contribuindo para a o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e parentais, e para a prevenção de futuros problemas na adolescência e na vida adulta das crianças.

Em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Pro
Dignitate: Fundação de Direitos Humanos, espera-se o reforçar dos laços afectivos entre adultos e crianças, e o aumento da consciência das famílias sobre violência doméstica, abuso sexual, direitos humanos.

O projecto implementa-se através de Grupos A PAR: sessões com adultos e crianças que reúnem semanalmente, durante uma hora, e em que cada criança é acompanhada, pelo menos, por um adulto cuidador. As sessões acontecem num ambiente de interacção e ludicidade, onde as expressões são o veículo promotor da relação e da aprendizagem, através das canções, rimas, histórias, jogos e brincadeiras criativas, que permitem a interacção adultos e crianças e entre as diferentes famílias. A dinâmica das sessões inclui um momento de partilha entre os adultos, o Momento de Diálogo Parental (o foco das sessões) onde são abordados temas sobre a educação e desenvolvimento das crianças, direitos da família e violência doméstica.

No final de cada sessão, as crianças levam para casa um “kit lúdico” (constituído por um livro e brinquedos relacionados com o mesmo) ajudando assim as famílias a dar continuidade à dinâmica estabelecida durante a sessão.

Os locais de implementação do projecto são:

  1. Casa de Protecção e Amparo de Santo António (Prazeres)
  2. Centro Social e Paroquial de N. Sra. do Carmo do Alto do Lumiar – Carmoteca
  3. Centro de Acolhimento Infantil Dr. José Domingos Barreiro (Marvila)
  4. Centro Infantil de Odivelas (Ramada)
  5. Cooperativa Miminhos Alegres (Tapada das Mercês)
  6. Jardim-de-Infância do Rego (Bairro de Santos)

No dia 23 de Março de 2015 pelas 17 horas decorrerá oficialmente a Sessão de Abertura do Programa A PAR: Capacitação Parental e Direitos da Família, que terá lugar na sede da Pro Dignitate: Fundação de Direitos Humanos (Praça da Estrela 12 – 1º). A Sessão de Abertura é aberta a todo público interessado.